O Santo foi discípulo de São Pedro e escreveu o Evangelho que nos leva a conhecer a pessoa de Jesus

Caríssimos irmãos, no dia 25 de abril a Igreja celebra a festa de São Marcos Evangelista, autor de um dos santos Evangelhos que narra toda a história do Senhor enquanto caminhou conosco durante sua primeira vinda.

O seu nome na Bíblia é composto: João Marcos.

São Marcos é filho de Maria de Jerusalém, conforme os Atos dos Apóstolos 12,12.

Teve contato com Cristo ainda quando era criança e possivelmente pode ter acompanhado a Paixão e morte de Jesus.

Segundo a tradição, sua mãe concedeu a sua casa para que ali fosse celebrada a última Ceia de Jesus, onde também aconteceu o Pentecostes.

João Marcos, foi discípulo de São Pedro, tanto que é citado em sua primeira carta como o seu filho.

A tradição diz que foi São Pedro quem batizou João Marcos. Quando São Paulo foi preso pela primeira vez, São Marcos o ajudou, bem como na segunda vez São Paulo pediu para chamá-lo para o ajudar.

Sendo assim, temos São Marcos Evangelista como aquele que ajudou na Igreja nascente: assim como São Pedro e São Paulo, ambos pilares da Santa Igreja.

Alguns afirmam que João Marcos fora “secretário” de São Pedro e escreveu o seu evangelho exatamente para os cristãos que estavam em Roma com o objetivo de que eles encontrassem o caminho de Jesus.

Desse modo, o Evangelho de São Marcos é um evangelho catequético que nos leva a conhecer quem é a pessoa de Jesus; é o evangelho do caminho que conduz até Jesus.

São Marcos foi martirizado entre os evangelistas em um dia de Páscoa, quando celebrava a Santa Missa.

Na figura do Tetramorfo dos Evangelhos, São Marcos possui a figura de um Leão, porque ele começa a escrever o seu evangelho falando de João Batista, que é aquela voz que clama no deserto.

É sabido que no deserto daquele tempo haviam leões que rugiam e causavam muito temor e por isso João Marcos é conhecido nos quatro evangelhos com a imagem do leão.

Peçamos a intercessão de São Marcos para que saibamos conhecer Jesus por meio de seu Evangelho e para que trilhando seu caminho, possamos alcançar a nossa meta que é o céu.

São Marcos Evangelista, rogai por nós!

Weverton Gasparini,
acólito e músico da Comunidade São Padre Pio