Conheça o trabalho e a importância da Pastoral da Saúde

O dia 7 de abril é considerado o Dia Mundial da Saúde.

Esta é uma data criada pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em 1948, com o intuito de trabalhar a conscientização pela qualidade de vida em suas diversas instâncias, sejam elas nutricionais, físicas, psicológicas, e assim por diante. 

Sendo assim, a Pastoral da Saúde é de extrema importância em nosso meio  comunitário.

Tem por função contribuir na humanização, na evangelização e no atendimento aos doentes que tanto necessitam e lutam por dignidade, na maioria das vezes sendo os mais pobres e vulneráveis.

A Pastoral da Saúde não é uma concorrência e nem está na função de dificultar, atrapalhar ou desmerecer o trabalho dos profissionais da saúde, muito pelo contrário. 

A Pastoral dá o total apoio promovendo eventos para a prevenção de doenças e até mesmo para o combate delas.

Sendo uma grande fonte evangelizadora para todo povo de Deus, preservando, defendendo, celebrando a ação libertadora de Cristo na área da Saúde, por meio de visitas a domicílios, hospitais, asilos e etc.

Tem grande importância no trabalho pastoral por transmitir o amor à unidade, permitindo que os doentes sintam-se acolhidos na sociedade tendo saúde e uma vida melhor.

Que a pastoral da saúde possa sempre ser inspirada pelo seu padroeiro, São Camilo de Lellis, para que assim como exclamava este santo, ela tenha “mais coração nas mãos”.

Edson Inacio da Costa,
coordenador da Pastoral da Saúde